Ensino

COLÉGIO ENGENHEIRO SALVADOR ARENA

VENHA ESTUDAR CONOSCO!

Colégio Engenheiro Salvador Arena, mantido pela Fundação Salvador Arena, deu início às suas atividades em 1989 e hoje disponibiliza cerca de 1.700 vagas em seus cursos regulares de educação básica, oferecendo, além das matérias obrigatórias, disciplinas diversificadas e atividades extracurriculares, contando com um ensino de altíssima qualidade e gratuito.

Os alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental estudam em período integral. Já os alunos do Ensino Médio têm possibilidade de estudar nos períodos matutino e vespertino, desde que sejam aprovados no processo seletivo. Além disso oferecemos dois cursos técnicos no período noturno, Técnico em Mecânica e Técnico em Informática.

ENSINO 100% GRATUITOS

EDUCAÇÃO BÁSICA E CURSO TÉCNICO

EDUCAÇÃO INFANTIL (NÍVEL V)

Na Educação Infantil, o Colégio Engenheiro Salvador Arena busca oferecer condições para que o desenvolvimento da identidade e da autonomia ocorra de forma didática e efetiva, criando assim condições para que as crianças descubram novos conhecimentos, sentimentos, valores, ideias e costumes, por meio de estratégias de aprendizagem, ambientes e espaços diferenciados, o que gera uma maior interação entre os alunos e os profissionais de ensino, proporcionando um melhor aprendizado.

Com ambientes especialmente projetados para atender as necessidades dos docentes com toda a segurança, e contando com corpo docente e equipe técnico-pedagógica altamente qualificados e material pedagógico adequado, são oferecidas todas as condições para que a criança construa uma imagem positiva de si e utilize diferentes linguagens, entre elas, a corporal, a musical, a plástica, a oral e a escrita, construindo a possibilidade de ampliar suas relações sociais de maneira harmoniosa.

Atualmente, o Colégio Engenheiro Salvador Arena abre vagas para crianças que irão ingressar no Nível V (fase II da antiga pré-escola) do Curso de Educação Infantil de acordo com a faixa etária divulgada pela escola a cada abertura de processo seletivo. A divulgação deste processo seletivo ocorre geralmente em meados dos meses de setembro ou outubro de cada ano. As inscrições são realizadas exclusivamente pelo site do colégio.


O Colégio Engenheiro Salvador Arena não atende o Maternal.

ENSINO FUNDAMENTAL

O objetivo geral do Ensino Fundamental I é o desenvolvimento integral da criança nos aspectos físico, psicológico, intelectual, social e cognitivo. A prática adotada pelo Colégio Engenheiro Salvador Arena é fundamentada na articulação dos conteúdos das áreas de Ciências Sociais e Naturais, das noções Lógico-Matemáticas e das Linguagens, compreendendo a importância do desenvolvimento de competências e habilidades específicas a cada série / ano escolar.

O processo seletivo de vagas remanescentes para o Ensino Fundamental é realizado quando há disponibilidade de vagas, do 3º ao 8º Ano,  decorrentes de desligamento de alunos do Colégio Engenheiro Salvador Arena. Todas as informações e critérios são divulgados em Edital, em meados de janeiro.

As inscrições são realizadas exclusivamente pelo site do processo que é divulgado aqui no site do colégio.

Ensino Fundamental  I e II – somente  para vagas remanescentes, do 3º ao 8º Ano.

ENSINO MÉDIO

Atendendo ao disposto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e aos princípios que regem as políticas para as unidades Educacionais da Fundação Salvador Arena, o Ensino Médio é considerado uma etapa básica do processo educacional por assegurar aos jovens, de forma articulada, o acesso à cidadania plena.

No Ensino Médio do Colégio Engenheiro Salvador Arena prioriza-se a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico dos jovens, por meio da aquisição de competências e habilidades, que lhes permitam buscar e gerar informações utilizando-as adequadamente de acordo com as necessidades impostas, sendo, portanto, gestores do próprio conhecimento.

O Setor de Orientação Educacional tem como principal objetivo acompanhar o desenvolvimento dos educandos e orientá-los nos diversos aspectos relacionados à aprendizagem: profissional, comportamental, cognitivo, social e familiar. Este acompanhamento deve auxiliar o docente na construção de um caminho reflexivo e promover seu aprendizado por intermédio da interação com o meio. O orientador educacional não é apenas um aplicador de sanções e punições. Ele deve colaborar também com a disciplina da escola, analisando, junto à equipe pedagógica e disciplinar, os problemas que aparecem, sugerindo soluções cabíveis e de caráter preventivo, para que o processo educacional e formativo ocorra da melhor maneira possível.

As inscrições são realizadas exclusivamente pelo site da VUNESP, divulgado no site do colégio e nas nossas redes sociais.

Matutino – das 7h às 13h05, de segunda a sexta-feira. Sábados, das 7h45 às 11h20 – aulas de reforço e recuperação.
Vespertino – das 13h15 às 19h20, de segunda a sexta-feira. Sábados, das 7h45 às 11h20 – aulas de reforço e recuperação.

TÉCNICO EM INFORMÁTICA

O objetivo do Curso Técnico em Informática é promover a transformação social de seus alunos por intermédio da educação, permitindo a formação de profissionais com competências adequadas para as crescentes demandas da área de Tecnologia da Informação, e que atuem de forma ética, competente e disciplinada em seu campo de trabalho. Tem por finalidade formar profissionais com sólida capacidade técnica, bem como visão ampla e crítica que lhes permita participar ativamente das mudanças da realidade nacional vigente.

O processo seletivo do Curso Técnico em Mecânica ocorre semestralmente. As vagas são destinadas aos candidatos aprovados no processo seletivo, que tenham concluído o Ensino Médio e que não tenham curso superior (sem limite de idade). As informações para os processos seletivos são divulgadas em meados de abril e setembro de cada ano.

As inscrições são realizadas exclusivamente pelo site da VUNESP, divulgado no site do colégio e nas nossas redes sociais.

Para cursar o Técnico em Informática é preciso ter concluído o Ensino Médio e não ter nenhuma graduação completa.

TÉCNICO EM MECÂNICA

O objetivo do Curso Técnico em Mecânica é formar profissionais de nível técnico na área metalmecânica com habilidade para planejar e controlar processos de produção mecânica, planejar e executar a manutenção mecânica, coordenar equipes de trabalho e atuar no desenvolvimento de projetos mecânicos, de acordo com normas técnicas, ambientais, de qualidade, de saúde e de segurança. Tem por finalidade formar profissionais com sólida capacidade técnica, bem como visão ampla e crítica que lhes permita participar ativamente das mudanças da realidade nacional vigente.

O processo seletivo do Curso Técnico em Mecânica ocorre semestralmente. As vagas são destinadas aos candidatos aprovados no processo seletivo, que tenham concluído o Ensino Médio e que não tenham curso superior (sem limite de idade). As informações para os processos seletivos são divulgadas em meados de abril e setembro de cada ano.

As inscrições são realizadas exclusivamente pelo site da VUNESP, divulgado aqui no site do colégio e nas nossas redes sociais.

Para cursar o Técnico em Mecânica é preciso ter concluído o Ensino Médio e não ter nenhuma graduação completa.

Pular para o conteúdo