Arena em Debate traz o tema “A Ética como caminho para a felicidade”

A Biblioteca, em parceria com a Faculdade e o Colégio Engenheiro Salvador Arena, promoveram mais uma edição do projeto Arena em Debate, ocorrido no último dia 6 de abril. Na oportunidade, o evento adquiriu ainda maior relevância com a participação de alunos da Faculdade, do Ensino Médio e dos cursos técnicos do Colégio, além da presença de professores, funcionários e alunos egressos. A reunião de todos esses participantes foi facilitada pelo fato de ter sido realizada de forma remota pela plataforma Teams.

O tema escolhido foi “A Ética como caminho para a felicidade”, mediado pela convidada, Leila Maia, que destacou a importância da ética e da transparência no cotidiano de todas as pessoas, lembrando que esses valores sempre foram preconizados no CEFSA. Para fundamentar seus argumentos, a palestrante usou como modelo a trajetória do Engenheiro Salvador Arena, nosso patrono. Também convidou os participantes a refletirem sobre a relação entre Educação, Psicanálise, Ética, Formação Humana e Felicidade, fazendo referências a grandes vultos das humanidades, entre eles, Freud e Rubem Alves.

O encontro certamente propiciou muita reflexão e algumas conclusões, sendo que a mais evidenciada é que Educação e Ética são indispensáveis para que os jovens sejam essencialmente curiosos e criativos,  passo importante para que se tornem futuramente  adultos autônomos, solidários, altruístas e, principalmente, felizes.

Assim, os cursos do Colégio e da Faculdade devem preparar o aluno não apenas para o mercado de trabalho, mas também para a vida, de modo que se torne um cidadão responsável pelas decisões que tomar, tanto no ambiente profissional quanto na vida pessoal, e consciente dos princípios adquiridos ao longo de sua formação escolar e familiar.