Colégio Engenheiro Salvador Arena realiza o evento Conexão com o Mercado 2024

Conexão com o Mercado é um evento que reúne empresas e pessoas influentes no campo empresarial tendo em vista a preparação dos alunos e aprendizes para o futuro ingresso no mercado de trabalho.

Entre os dias 6 e 8 de maio, o Núcleo de Apoio à Carreira, em conjunto com a Coordenação do Ensino Técnico do Colégio Engenheiro Salvador Arena, promoveu o referido evento no Teatro Engenheiro Salvador Arena. A programação foi direcionada aos estudantes do Ensino Técnico em Mecânica e em Informática da Instituição.

O tema principal da edição deste ano foi “Tendências para o Mercado de Trabalho” e contou com palestras, exposições e bate-papo com profissionais de diversas áreas.

Como parte da proposta do evento(encontro), empresas das áreas de tecnologia, indústria e agentes integradores de estágio expuseram seus stands para os alunos, trocando informações sobre carreiras, áreas de atuação e mercado de trabalho. O Núcleo de Apoio à Carreira aproveitou a oportunidade para transmitir aos aprendizes da Fundação Salvador Arena conceitos avançados sobre Comunicação e Técnicas de Storytelling, a fim de proporcionar conhecimento sobre desenvolvimento de histórias com elementos específicos.

As palestras foram abertas pelo Professor Márcio Rodrigues, Coordenador dos cursos técnicos do Colégio Engenheiro Salvador Arena, que dialogou com os alunos e convidados sobre a proposta do evento e sobre inovação e a importância do papel das pessoas no contexto das organizações.

Neste ano, esteve presente a empresa Scania Latin América, que no primeiro dia abordou o tema Carreira e Desenvolvimento com a profissional de Business Partner Martina Ruiz. Por meio da sua história, enfatizou a necessidade de o candidato estar preparado para o ingresso no mercado de trabalho e como os acertos dessa jornada podem construir uma carreira de sucesso; além disso, ela tratou de alguns dos aspectos mais significativos para o ingresso em uma empresa, como entrevistas, currículos e processo seletivo.

Seguindo com a temática técnica, os gerentes de engenharia Fabio Patucci e Diego Dudiman discorreram sobre Sistemas de Produção. Os alunos puderam entender como os valores e a história da empresa estão atrelados ao sistema de produção, através de processos padronizados e organizados, visando o foco no cliente e na sustentabilidade.

A área de tecnologia foi contemplada pela exposição do profissional Luis Gonçalves, que exerce a função de agile master na Scania, explicando como surgiu esse cargo, seus principais conceitos e de que forma hoje é aplicado na empresa. O evento foi encerrado com um bate-papo entre ex-alunas da Instituição, que apresentaram o painel “Mulheres na Tecnologia” com a intermediação da Professora Juliana Dedini. Profissionais na área de tecnologia, as ex-alunas Eloah Naguchi, Vitoria Cassoni, Nadja Luz e Fernanda Lima destacaram o papel do olhar feminino em seu campo de atuação, além de ressaltar as expectativas, desafios e oportunidades que que o mundo do trabalho reserva às futuras profissionais.

📷 Confira as fotos dos eventos e das atividades no Instagram do Colégio!

Tire suas Dúvidas