Vida de Estagiário – Débora Araújo de Luna

A Débora Araújo é aluna do 3º semestre do Curso Técnico em Mecânica e atualmente estagiária na ZF Automotive do Brasil na área de Qualidade do Cliente. Segundo ela, é fundamental estudar bastante e se preparar, buscando conhecer aquilo que o mercado está demandando, para conseguir uma oportunidade no mercado de trabalho!

Conte-nos como foi participar de diversos processos seletivos. Você tem alguma dica para dar aos nossos alunos?
Uma dica é pesquisar sobre a empresa, tanto para saber o produto que é oferecido quanto para saber seus princípios e valores. Outra dica é se preparar, conversando ou treinando para a entrevista com o pessoal do NAC.

Fale um pouco sobre os desafios do estágio e como é começar uma carreira, conhecer diferentes empresas.
Um dos desafios é lembrar que estamos ali para aprender; erros podem acontecer e é esperado que aconteçam nessa fase. Não tenha medo de perguntar, de tirar suas dúvidas e entender todo o processo; esteja disposto a aprender.

Por que você acha que foi selecionada? Qual é o seu diferencial?
Acredito que fui selecionada porque passei muita confiança e credibilidade na entrevista. Outro fator que me ajudou foi que eu já havia sido aprendiz na empresa antes; meu atual chefe pediu minhas referências ao meu antigo chefe, e como sempre fui empenhada nas minhas atividades meu desempenho foi bem-visto e compartilhado.

Como busca se desenvolver na carreira profissional?
Busco me desenvolver sendo uma pessoa curiosa e proativa. Estou sempre demonstrando interesse em aprender coisas novas e executando as atividades, além de me dedicar aos estudos

Como sua formação acadêmica na Faculdade contribuiu para seu desempenho profissional?
É muito bom ver as atividades que exerço no trabalho sendo apresentadas em sala de aula; assim me sinto motivada a sempre aprender mais para poder me empenhar ainda mais no trabalho.

Qual é o seu conselho para o aluno que está buscando uma oportunidade no mercado?
Estude bastante e se prepare buscando conhecer aquilo que o mercado está buscando.

Você encontrou alguma dificuldade no seu estágio e o que fez para superar isso?
Algumas das dificuldades que eu encontrei se deram pelo fato de eu não conhecer todas as ferramentas necessárias para a execução das minhas atividades, e superei isso me mostrando disposta a aprender e seguindo as orientações de quem já conhecia o processo.

Tire suas Dúvidas